Sábado, Março 28, 2009 22:39

2009: Ano Nacional Catequético

Tags:
Postado por Jornal A Razão em Sábado, Março 28, 2009, 22:39
Esta notícia foi postada na categoria Bispo D. Hélio Rubert, Colunistas e possui 3 Comentários até agora.

Dom Hélio Adelar Rubert

Na 44ª Assembléia Geral da CNBB, em 2006, foi aprovado o Ano Catequético para 2009, como um estímulo para a catequese nos seus diversos níveis: nacional, regional e diocesano, chegando às bases nas pequenas comunidades paroquiais.

Num mundo de grandes mudanças, de elevado padrão de comunicação e de uma profunda secularização da cultura, mais do que nunca a catequese necessita de momentos fortes de retomada e assumir sua caminhada como verdadeiro ministério.

Numa comunidade, o perfil da vida cristã depende da catequese que nela é ministrada. Para isto, os catequistas precisam ser bem preparados, não bastando apenas boa vontade. Por outro lado, os catequistas necessitam ser incentivados pelas comunidades, pelas lideranças e pelas famílias e receber apoio moral, espiritual e até financeiro.

O Ano Catequético deverá aprofundar estas questões e terá como meta maior a eficiência catequética, acentuando o primado da Palavra de Deus na vida da Igreja, pois ninguém ensina bem aquilo que não conhece.

A catequese receberá um novo impulso, se for entendida como uma dimensão de toda ação evangelizadora, pois uma ação eclesial só é evangelizadora se também catequiza. Por isso, há a necessidade de recuperar o conceito de catequese como um processo permanente de educação da fé e, não somente, uma preparação aos sacramentos ou destinada unicamente às crianças.

Como caminho para o discipulado, a catequese necessita o encontro pessoal com Jesus Cristo e, consequentemente, o seguimento e a missão, sendo que todo discípulo é missionário. O discípulo missionário será atuante e desenvolverá a missão nos vários âmbitos da sociedade: família, comunidade, escola, trabalho e vida planetária.

O tripé da missão bíblico-litúrgica-vivencial da catequese apresenta o itinerário e inspiração catecumenal, tendo como centralidade a Palavra de Deus, a pessoa de Jesus Cristo e a comunidade. A catequese diferenciada, destinada às diversas realidades e situações em que vive a maioria das pessoas, é sempre inclusiva. Acolhe as pessoas com necessidades especiais, migrantes, crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Os desafios para uma catequese nova nos métodos e na linguagem são grandes.

A abertura do Ano Nacional para a catequese está previsto para o 2º Domingo da Páscoa, dia 19 de abril, nas dioceses, prelazias, paróquias e comunidades. De 22 até 30 de abril será realizada uma celebração do episcopado pelo Ano Catequético, durante os trabalhos da 47ª Assembléia Geral dos Bispos em Itaici. À nível regional, teremos em Santa Cruz do Sul, no dia 24 de maio, o grande Encontro Estadual dos (as) Catequistas.

A culminância do Ano Catequético será com a 3ª Semana Brasileira de Catequese que ocorrerá de 6 a 11 de outubro de 2009, em Itaici, Indaiatuba – SP, com o tema: “Catequese, caminho para o discipulado” e o lema: “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lc 24, 32.35).

No dia 30 de agosto, haverá a celebração do Dia do Catequista nas paróquias, dioceses e regionais. O encerramento do Ano Catequético acontecerá no dia 22 de novembro, no domingo de Cristo Rei, em sintonia com o Dia Nacional do Leigo. Nossa Diocese de Santa Maria, no mesmo dia 22 de novembro, fará o Encontrão dos (as) Catequistas no Santuário Basílica da Medianeira.
Todas estas programações do Ano Catequético visam impulsionar a catequese para “formar discípulos missionários de Jesus Cristo para que nEle todos os povos tenham vida”.


Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

3 Comentários para “2009: Ano Nacional Catequético”

  1. 2009.04.13 15:28

    estou feliz pois sou cateqqquista e coordenado catequitico, e oano catequtico sera 1 boa oportunidade pr melhora nossa catequese e dar 1 grande impuso pr esse trabalho tão lido. q jesus abençoe esse ano catequetico.

  2. Anónimo
    2009.04.27 21:24

    Todos nós da comunidade católica, em especial os catequistas, devemos estar felizes com Ano Nacional Catequético, nossa Catequese precisa de impulsos, motivação, de ações concretas, pára revigorar-se diante de tantas posições contrárias de nossa sociedade. Temos que buscar forças, unirmos em oração para passar aos sedentos da palavra nossa experencia de vida e fé, nos aperfeissoarmos na busca de uma catequese renovadora e transformadora, capaz de indicar e trilhar os caminhos do discipulado .

    Ass: Antelmo E-mail : antelmosimioni@hotmail.com

  3. Dalvani Tavares da Silva
    2009.09.15 08:09

    Meu coração vibra de alegria com a iniciativa da CNBB, em lançar um ano catequético, nossa Igreja é de uma riqueza grandiosa e muitos batizados não a valorizam por desconhecer esse jardim que Cristo plantou aqui na terra, e a catequese promove essa educação na fé, que não é apenas um momento, mas que é a vida toda.Parabéns! Sou Catequistacordenadora em minha paróquia e amo o que faço…

Deixar um comentário

*
Para enviar seu comentario, digite as palavras da figura abaixo.
Anti-spam image