Quarta-feira, Abril 1, 2009 11:06

Fiança em contrato com cláusula de prorrogação automática não é válida

Tags:
Postado por Jornal A Razão em Quarta-feira, Abril 1, 2009, 11:06
Esta notícia foi postada na categoria Colunistas, Eduardo Kümmel e possui 2 Comentários até agora.

Eduardo Kümmel – Advogado

Em recente decisão do STJ, restou reconhecida a inadmissibilidade de responsabilização do fiador por obrigações resultantes de eventual alongamento de contrato com cláusula de prorrogação automática. A fiança não se prorroga automaticamente. Não existe fiança perpétua.

O processo teve origem no Rio Grande do Sul, onde o pai era fiador da filha em um contrato de abertura de crédito em conta-corrente, que posteriormente foi prorrogado. Como não houve saldo, o pai/fiador foi inscrito nos órgãos de restrição de crédito. O fiador não pode ser responsabilizado por encargos que tenham sido acrescidos ao pactuado originalmente sem a sua anuência.

Deve ficar claro que a fiança é pactuada por escrito e advém de uma relação de confiança entre fiador e afiançado. É um contrato acessório, que garante um contrato principal, onde o fiador se obriga perante o credor.

Conforme Súmula 214 do STJ: “O fiador na locação não responde por obrigações resultantes de aditamento ao qual não anuiu”. O fiador só pode ser responsável por valores previstos no contrato que ele assinou.

O Tribunal Superior tem o mesmo entendimento quanto à fiança locatícia, que diz ser inadmissível a responsabilização do fiador por obrigações locatícias resultantes de prorrogação do contrato de locação sem sua anuência. A obrigação decorrente da fiança locatícia deve se restringir ao prazo originalmente contratado, descabendo se exigir do garantidor o adimplemento de débitos que sejam pertinentes ao período de prorrogação da locação a qual não anuiu.

O mercado imobiliário já vem elaborando contratos que não possibilitem a prorrogação tácita e legal, utilizando cláusula onde o fiador concorda com a prorrogação da fiança. Por isso a importância da prevenção nos contratos, seja para fiadores e, principalmente, para os credores, que dependam desta garantia.


Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

2 Comentários para “Fiança em contrato com cláusula de prorrogação automática não é válida”

  1. noelia arend
    2009.10.08 13:19

    Dr Marcelo.!
    Sou leitora de sua coluna. Há tempo estava procurando este texto, para usa-lo nuns embargos. É uma decisão que vem em socorro dos incautos que assinam e ficam a vida toda comprometida. Muito obrigada.Noelia Arend – defensora publica.

  2. 2011.03.11 18:33

    Fazia muito tempo que eu estava procurando esse texto e eu achei ele muito esclarecedor… :wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: :arrow: :!:

Deixar um comentário

*
Para enviar seu comentario, digite as palavras da figura abaixo.
Anti-spam image