Segunda-feira, Agosto 24, 2009 0:05

Gripe A em declínio no Rio Grande do Sul

Tags:
Postado por Jornal A Razão em Segunda-feira, Agosto 24, 2009, 0:05
Esta notícia foi postada na categoria Geral e possui Nenhum comentário até agora.

A paralisação das aulas na rede municipal de ensino de Porto Alegre não pode ser colocada na conta da gripe A. Com essa declaração, feita sábado, o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, apresentou números indicando que a nova gripe está “em franco declínio em todas as regiões do Rio Grande do Sul, inclusive na Capital”.

Terra enfatizou não existir nenhum estudo científico que mostre que a paralisação de aulas reduza a transmissão da doença. No Rio Grande do Sul, segundo ele, o pico da gripe A (H1N1) aconteceu justamente na última semana de julho, quando foram notificados 1.003 casos. Na primeira semana de agosto, foram 943, depois 616 e a última semana deve fechar em 200 casos, ou seja, 20% do que foi registrado no final de julho.

O secretário tranquilizou a população e considerou que a decisão dos servidores do município foi tomada em função de questões internas com a Secretaria Municipal de Educação, e não por uma piora na epidemia de gripe.

Terra informou também que, em na cidade de Rio Grande, por decisão da Prefeitura, com base em números que mostram a diminuição dos casos, as aulas serão retomadas normalmente hoje. Vinte municípios da Zona Sul adotaram posição diferente das demais cidades gaúchas, como Santa Maria onde as aulas recomeçaram há uma semana, e decidiram prorrogar as férias até início de setembro por considerar que o pico da doença se daria nas duas últimas semanas de agosto, o que acabou não se concretizando.

Ainda hoje será revogada a portaria que suspendeu a realização de cirurgias eletivas por tempo indeterminado. A medida será tomada em função da queda do número de pacientes internados em UTIs. No final de julho, foram 300 casos e agora são 150. Com a revogação da portaria, as cirurgia eletivas voltam a ser realizadas normalmente em todo o Estado.

Apesar do otimismo do governo do Estado, médicos acreditam que o perigo do novo vírus ainda não passou. Na edição da última quinta-feira, o infectologista do HUSM Alexandre Schwarzbold previu um novo surto de Gripe A até a metade de setembro no Rio Grande do Sul. Os motivos seriam a volta às aulas e o clima frio. Os médicos ressaltam que as escolas deverão reforçar os hábitos de higiene para evitar o contágio.

HUSM – O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar informam ontem, no último boletim postado no site da instituição, que se encontram internados no HUSM 11 pacientes: 9 com suspeita de infecção por Influenza A(H1N1) e 2 pacientes com diagnóstico confirmado. Desses, três estão internados em UTI Adulto e um em UTI RN. Os demais se encontram em leitos de isolamento. Uma paciente internada desde terça-feira recebeu alta na quinta-feira.

Os dados no Estado
Casos notificados: 4.865
Mortes: 93 óbitos com diagnóstico de gripe A e outros 147 óbitos aguardam confirmação.
Atingidos: 150 mil pessoas no Rio Grande do Sul, conforme estimativa da Secretaria Estadual de Saúde, teriam sido contagiadas pelo novo vírus.


Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Sem comentários para “Gripe A em declínio no Rio Grande do Sul”

Deixar um comentário

*
Para enviar seu comentario, digite as palavras da figura abaixo.
Anti-spam image