Lizie Antonello e Luísa Kanaan
Os prejuízos financeiros ainda não foram contabilizados em Santa Maria, mas diante dos estragos causados pelo temporal de granizo que atingiu a cidade na tarde de segunda-feira, a Prefeitura decretou situação de emergência no município. O documento foi assinado pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, José Haidar Farret, e enviado ao governo do Estado ainda ontem.
A atitude teve como base relatório das equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual que contabilizaram cerca de 430 famílias atingidas. Até a noite de ontem, mais de 4 mil metros de lonas já haviam sido entregues (leia mais texto abaixo).
Os bairros mais afetados ficam na região Oeste (Parque Pinheiro Machado e Nova Santa Marta) e Norte (Campestre do Menino Deus). Na área rural, a localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, foi um dos mais atingidos.
Em Itaara, cerca de 800 famílias cadastradas pela Assistência Social do município receberam lonas, que começaram a ser entregues ainda na segunda-feira. Ontem, a Assistência em parceria com o Exército e Defesa Civil começaram a contabilizar os prejuízos. Apesar do trabalho não ter sido finalizado, conforme o prefeito de Itaara, Candido Moraes, mais de mil famílias do município de 5 mil habitantes sofreram danos com o temporal na cidade serrana. “A minha casa também está toda furada e nem meu carro escapou”, conta o prefeito.
Em um giro rápido pela cidade, foi possível ver os estragos do temporal: muitos homens empoleirados nos telhados esticando lonas em quase todas as casas e estabelecimentos comerciais. As quatro escolas municipais e as duas estaduais tiveram as aulas suspensas até que sejam reconstruídas.
Com o decreto, os municípios podem comprar materiais para reconstrução das casas e prédios danificados evitando burocracia, ou seja, com processos simplificados de licitação. Além disso, o documento mediante comprovação, garante ajuda dos governos estadual e federal como envio de materiais e recursos.
Passadas as ações emergenciais, a Defesa Civil Municipal vai vistoriar cada residência que recebeu lonas e fazer um novo cadastro de prejuízos e necessidades para o recebimento de telhas e doações.
Prédios públicos também foram danificados pelo granizo
O prédio da Prefeitura e do Posto de Saúde de Itaara também foram atingidos e os próprios funcionários deixaram de arrumar as suas casas para consertar o estrago da chuva em seu local de trabalho. Conforme a enfermeira Roselaine Ferreira Machado, o Posto de Saúde ficou alagado e equipamentos e remédios tiveram que ser retirados às pressas para o Santuário Nossa Senhora de Lourdes, onde foi realizado o atendimento durante o dia de ontem. Os medicamentos que molharam foram perdidos.
Em Santa Maria, segundo o secretário de Saúde e vice-prefeito José Haidar Farret, pelo menos três postos de Saúde sofreram danos com o temporal.
A Unidade de Saúde Rubem Noal, no Núcleo Habitacional Tancredo Neves, teve parte esquerda do prédio inundada, o que limitou o atendimento às peças que ficam no outro lado da estrutura. Um curto circuito também teria atingido o local. O Centro Social Urbano e a Unidade da Vila Rossi também tiveram prejuízos, segundo Farret.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cladmir Nascimento, estragos também foram registrados em duas escolas municipais.
estamos vivendo as consequencias do descaso para não dizer coisa pior do homem com relação a sua casa maior o nosso planeta Terra. Hoje vivemos sob o medo de uma nova tormenta como foi a do ultimo feriado em nossa cidade. Foram minutos de intensa tempestade de granizo que destelhou casas e inundou residencias, Eu vivi isso com minha familia pois vi o teto de minha casa vir abaixo. Foram momentos terríveis não so para minha familia como de meus visinhos que de uma hora para outra se sentiram praticamente ao relento. Ainda bem que contamos com amigos queridos que nos socorrem no meu caso meu visinho Rogério Moreira a quem deixo meu agradecimento que incansavelmente corria de uma lado para outro atendendo os inumeros chamados para ajudar na colocação das lonas.Ainda assim a dor da perca para muitos outros foi o simbolo de quem as coisas materias se podem comprar novamente porém e aqueles que perderam pessoas queridas com esta tormenta que atingiu nosso país principalmente a região sul. Registro aqui meus agradecimentos ainda aos amigos João, Jorge Joel e Bili que prontamente estiveram ao nosso lado recolocando nosso teto. É neste momento que sentimos o calor da verdadeira amizade. E mais ainda que possamos todos refletir sobre este episódio como um pedido de socorro de nossa mãe Terra.O meio ambiente vive um estado de doença crônica e mudemos nossa postura diante deste fato.
Moro em chpecó SC e aqui no oeste os temporais também foram terríveis e também me congratulo com vossas dificuldades na região de Santa Maria e em particular Itaara.