Acadêmicos da UFSM recebem coordenador da Receita Federal

Acadêmicos da UFSM recebem coordenador da Receita Federal

Alunos de Ciências Contábeis estiveram em reunião com João Maurício Vital, da Receita Federal

Na tarde de ontem, 4, o coordenador geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, João Maurício Vital, esteve em Santa Maria para visitar a Caduceu Jr, empresa júnior onde atuam os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal  de Santa Maria (UFSM). A empresa foi pioneira em um projeto de atendimento fiscal, através de uma parceria entre a instituição e a Receita Federal do Brasil. Ainda em março, Vital deve apresentar o relatório do projeto na conferência da  Eurosocial, conferência da ONU, em El Salvador.

Acadêmicos da UFSM que atuam no núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em reunião com João Maurício Vital, da Receita Federal (Yuri Weber/A Razão)

Acadêmicos da UFSM que atuam no núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em reunião com João Maurício Vital, da Receita Federal (Yuri Weber/A Razão)

A Caduceu Jr faz trabalhos com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Brasil, e foi a primeira instituição a realizar a parceria entre a empresa e a Receita Federal para executar o projeto. A parceria tem como objetivo incentivar a prática dos acadêmicos na área fiscal prestando atendimento aos contribuintes que procuram pelo serviço.

O trabalho de parceria entre a Receita Federal e os acadêmicos da UFSM iniciou em 2012, e atualmente outras instituições de ensino superior realizam trabalhos de atendimento na área fiscal.

Marise Bolsan, que é ex-presidente da Caduceu Jr e atualmente conselheira da empresa, fala da experiência prática para quem ainda é aluno do curso: “A parceria começou quando eu ainda era acadêmica e membro da gestão, os serviços prestados pelo contador são diretamente ligados a Receita Federal. Essa prática, antes de irmos para o mercado de trabalho, é uma experiência importante, pois ainda na faculdade a gente já conhece a prática, trabalhando de forma real, com pessoas físicas e jurídicas” conta Marise.

João Maurício Vital conta que veio para Santa Maria para conhecer o trabalho do Núcleo da UFSM, e a intenção é difundir a experiência em outras cidades e até outros países. “O que eu encontrei aqui me surpreendeu muito, o Núcleo está bem estruturado com estudantes muito dedicados e bem formados, que oferecem um trabalho de qualidade para comunidade, que possibilita a população carente a ter uma assistência fiscal adequada sem custo nenhum” relata Vital.

Eurosocial

Ainda este mês o coordenador da Receita Federal, João Maurício Vital, vai apresentar um relatório do funcionamento do projeto de parceria entre o curso de Ciências Contábeis da UFSM e a Receita Federal na conferência Eurosocial, da ONU, onde participam cerca de 80 países, em El Salvador. O trabalho é relacionado a uma das propostas da ONU de desburocratização fiscal que discute ações que busquem incentivar uma consciência social de gestão orçamentária.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal A Razão; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 3 = 11

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>