Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

COLUNISTAS

40ª Romaria da Terra

Irmã Lourdes Dill

por Irmã Lourdes Dill em 24/02/2017

Compartilhar:

Mais opções

É pela 40ª vez que se realiza de forma ininterrupta a Romaria da Terra no RS. Esta é uma agenda profética na terça-feira de Carnaval, 28 de fevereiro de 2017, e a cada ano numa outra cidade e outra Diocese gaúcha.

O tema da 40ª Romaria da Terra de 2017 é “Terra de Deus e Terra de Irmãos” e o evento se realizará no Assentamento Fazenda Annonni, Comunidade Nossa Senhora Aparecida do município de Pontão, na Arquidiocese de Passo Fundo. É o Santuário da terra que nos atrai. Deus deseja que os pequenos, pobres e humildes se unam numa só causa e num só caminhar em prol da justiça e da partilha. São 40 anos de Romarias. Alcançamos a plena maturidade desta caminhada profética.

Os motivos que dão vida longa à Romaria da Terra: Estar no Plano de Deus libertador, seguir a inspiração divina e a sensibilidade do seu povo, unir fé militante e causa social, inspirar-se na força do Espírito Santo transformador, trabalhar e refletir as causas pertinentes do Povo de Deus, acreditar na juventude; repartir a terra, chão que produz alimentos saudáveis para a vida.

Voltaremos à Fazenda Annonni. Ali está um símbolo de luta pela Reforma Agrária, onde aconteceu o primeiro assentamento do MST, há 40 anos atrás. É a força da organização e da fé de um povo que não se intimida diante dos poderes deste mundo e da ganância do acúmulo de riquezas na mão de poucos.

Ali perto, muito perto está também o símbolo da Encruzilhada Natalino. Ali estão vários Assentamentos da Reforma Agrária, muito bem sucedidos. Ali estão as Comunidades Eclesiais de Base, Associações, Cooperativas, produção agroecológica de alimentos saudáveis, organizações camponesas, administrações populares e participativas.

A 40ª Romaria da Terra é um marco e é um acontecimento alternativo ao dia do Carnaval. Quem participa se renova, se fortalece e se enche de energia para continuar a luta, a caminhada e a profecia por um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Quem participa se torna multiplicador desta proposta que faz parte do Plano de Deus e em favor da vida e vida em abundância para todos. Você, romeiro e romeira que participa desta caminhada, sinta-se bem nesta luta e caminhada pela terra, pela vida e por uma produção agroecológica e alimentos saudáveis para a humanidade.

Irmã Lourdes Dill

Irmã Lourdes Dill

Coordenadora do Projeto Esperança

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia