Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Geral

Ideb aponta 3º lugar no RS para Escola Thomaz Fortes de Santiago

por A Razão em 19/09/2014 09:21

Compartilhar:

Mais opções

O diretor Aldemir Machado salienta que conquista é resultado de trabalho conjunto realizado no educandário

Escola possui atualmente 1.050 alunos, 80 professores e 34 servidores (Foto Jones Diniz/A Razão)

Jones Diniz

A Escola Estadual Thomaz Fortes está entre as três melhores no Estado, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O diretor, professor Aldemir Martins Machado, disse que a conquista vem sendo construída ao longo dos anos graças ao engajamento de todos os professores e alunos, num trabalho conjunto.

O diferencial, segundo o diretor, está na forma como a escola encara a parte pedagógica e a atividade desenvolvida direta com o aluno, destacando também parcerias, entre elas o Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, através da URI-Santiago e reforço escolar trabalhando realmente aquilo que tem significado para o aluno. A questão da repetência, que não é uma coisa boa para a escola, também é bastante observada, pois influencia bastante na pontuação do Ideb que não é medida somente pela eficiência do aluno, mas também leva em consideração evasão, repetência, aparato oferecido pela escola, qualificação dos profissionais e dos professores, pontos de preocupação permanentes da Escola Thomaz Fortes.

O professor Aldemir fez questão de ressaltar que a educação de Santiago cresceu nos últimos tempos, incluindo as escolas da rede municipal de ensino. Sobre a posição no ranking, Aldemir disse que não costuma comparar índices com outras escolas, mas sim usá-los internamente para melhorar o índice do Ideb que passou 6.6 para 7.2, sempre levando em conta aquilo que é desenvolvido por todo o seguimento escolar. a Escola Thomaz Fortes possui atualmente cerca de 1.050 alunos desde o primeiro ano até o 3º ano do Ensino Médio Politécnico, 80 professores lotados (73 em atividades) e 34 servidores. Todas as quintas-feiras, cem estudantes de várias localidades do interior almoçam na escola. Eles integram as três turmas especiais do Ensino Médio Politécnico com aulas integrais, nos turnos manhã e tarde.

Outro educandário que comemorou o índice do Ideb foi a Escola Lucas Araujo de Oliveira. De acordo com a diretora, professora Marlene Bazana, a escola conseguiu o segundo lugar nas séries iniciais, destacando também a participação de toda a comunidade escolar na consolidação das atividades. Entende a professora que a base da educação também é importante neste processo, por ser o primeiro passo na vida do estudante.

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia