Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Saúde

Disponível vacina contra HPV para meninos

O Brasil é o primeiro país sul-americano, e o sétimo do mundo, a oferecer a vacina contra o HPV para meninos

por A Razão em 05/01/2017 10:18

Compartilhar:

Mais opções

Unidades de Saúde  já estão ofertando vacina contra HPV para meninos (Foto: Divulgação / A Razão)
Unidades de Saúde já estão ofertando vacina contra HPV para meninos (Foto: Divulgação / A Razão)

Os postos de saúde de Santa Maria já estão ofertando as vacinas contra o HPV para meninos na faixa etária de 12 e 13 anos. A vacina, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é gratuita e pode ser realizada conforme o horário de atendimento de cada unidade do Município. A campanha de vacinação contra a doença será intensificada em março, quando os adolescentes retornam às aulas e haverá maior quantidade de vacinas nos postos.

Segundo o Setor Epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santa Maria, para receber a dose é necessário levar um documento original com foto e a carteira de vacinação.

A vacinação ocorre em duas doses, com seis meses de intervalo. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos e o esquema vacinal é de três doses, com intervalos de dois a seis meses.

O objetivo da vacinação é proteger os meninos contra câncer de pênis, garganta, ânus e outras doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A vacinação nos meninos, também, contribui para a diminuição do câncer do útero e vulva das mulheres, pois diminuí a circulação do vírus na população.

O Brasil é o primeiro país sul-americano, e o sétimo do mundo, a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização.

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia