Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Cultura

Museu de Arte com duas exposições em janeiro

Visitação das mostras de arte são gratuitas e são opção cultural para este mês na cidade

por A Razão em 09/01/2017 11:23

Compartilhar:

Mais opções

hos de 30 artistas visuais entre pinturas, esculturas em metal e terracota, gravuras e objeto-arte em diferentes suportes (Foto: Gabriel Haesbaert / A Razão)
hos de 30 artistas visuais entre pinturas, esculturas em metal e terracota, gravuras e objeto-arte em diferentes suportes (Foto: Gabriel Haesbaert / A Razão)

Quem busca atividades culturais e gratuitas para prestigiar em janeiro, em Santa Maria, pode aproveitar e visitar duas exposições montadas em locais diferentes, organizadas pelo Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

Até sexta-feira, dia 13, está em exposição na Galeria Monte Plaza Arte (Monet Plaza Shopping) a Mostra Anual da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM). A edição 2016 apresenta trabalhos de 30 artistas visuais entre pinturas, esculturas em metal e terracota, gravuras e objeto-arte em diferentes suportes.

O objetivo da mostra é apresentar aos visitantes a produção artística visual de Santa Maria, enfatizando diversidade de linguagens e temas.

Participam os seguintes artistas plásticos associados à AAPSM: Angelina Moraes, Carmem Denardin, Carmem Portugal, Cynthia Irion, Dilscon Cecchin, Débora Irion, Elena Dalla Favera, Gloria Mello Romero, Graziela Gomes, Hadda Gi, Juan Amoretti, Laura de Souza, Liane Marques, Luiza Pacheco, Luiza Saucedo, Márcia Vendrúsculo, Marcos Souto, Marilene Nunes, Marise Gehm, Maristel Nascimento, Mateus Bolson, Neira Comarú, Paulo Christo, Roer Péreyron, Susane Kochhann, Terezinha Mor, Teruko Mezzom, Thid Dalcol, Umilda Fernandes e Yann Ziegler.

Já no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), na Avenida Presidente Vargas, está montada, até 31 de janeiro, uma mostra do trabalho do artista plástico Peciar.

 Artista plástico uruguaio Peciar é uma das exposições do Masm nesse mês (Foto: Divulgação / A Razão)

As obras fazem parte do acervo do MASM e podem ser visitadas no anexo do museu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São pinturas, esculturas, entalhes em madeira, cerâmica escultória e construção cerâmica.

Natural do Uruguai, Peciar naturalizou-se brasileiro e passou grande parte de sua vida em Santa Maria, cidade que adotou como sua para lecionar na Universidade Federal (UFSM). No Coração do Rio Grande produziu grande parte de sua obra. Atualmente, o artista voltou a viver em sua terra natal.

De acordo com o curador da mostra e diretor do MASM, Márcio Flores, os trabalhos de Peciar contemplam variadas técnicas e materiais utilizados. “Além disso, Peciar explora traços, cores, entalhes e formas, questionando o espectador de sua obra através de questões que permeiam temas religiosos e políticos, ao mesmo tempo em que apresenta traços do meio em que este artista e mestre transita, sua região e suas memórias”, explica.

SERVIÇO

Mostra Anual da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria Galeria Monet Plaza Arte

Monet Plaza Shopping (Avenida Fernando Ferrari, 1483)

Horários de visitação: Segunda a sábados, das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 13h às 19h
Entrada franca

Exposição “A Arte de Peciar”

Anexo do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) (Avenida Presidente Vargas, nº 1400)

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Entrada franca

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia