Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Geral

Empresa incubada na UFSM lança aplicativo de mensagens

Odyn é gratuito e oferece serviços diferenciados aos usuários

por Maiquel Rosauro em 26/01/2017 11:39

Compartilhar:

Mais opções

Grupos do Odyn não têm limite de membros. Aplicativo também permite a edição de mensagens não visualizadas pelo destinatário, entre outros serviços. (Foto Ronald Mendes / Especial / A Razão)
Grupos do Odyn não têm limite de membros. Aplicativo também permite a edição de mensagens não visualizadas pelo destinatário, entre outros serviços. (Foto Ronald Mendes / Especial / A Razão)

WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram estão entre os aplicativos de trocas de mensagens mais conhecidos nos dias atuais. Porém, um novo concorrente acaba de surgir neste seleto ramo. E a novidade foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Odynapp, empresa instalada na incubadora Pulsar, lançou no dia 8 de janeiro a versão beta do aplicativo Odyn. O software é gratuito e utiliza a conexão com a internet para o envio de mensagens.

Ele diferencia-se dos demais por agregar diversas funções, como: criação de grupos sem limite de membros, armazenamento de mensagens e arquivos na nuvem (não ocupa espaço do smartphone) e a possibilidade de editar mensagens já enviadas que não foram visualizadas pelo destinatário.

Por enquanto, o App está disponível apenas para usuários do sistema Android, na PlayStore. Também é possível acessar através da versão web, no endereço eletrônico "web.odynapp.com". A versão definida deve estar disponível em meados de fevereiro.

O sócio da startup e acadêmico de Engenharia de Controle e Automação da UFSM, Fernando Henrique Berwanger, está confiante no sucesso do aplicativo. Nestas primeiras semanas de lançamento, mais de 450 usuários já baixaram o App via PlayStore e cerca de 200 já experimentaram a versão web.

“O Odyn é um super aplicativo de mensagens, pois desenvolvemos nele o que há de melhor em cada software presente no mercado. Através dele, é possível enviar imagens e vídeos de qualquer tamanho e fazer videochamadas com boa qualidade”, relata.

Há também toda uma preocupação com a segurança dos dados dos usuários. Conforme Berwanger, as informações ficam salvas em um servidor do produto com três camadas de criptografia avançada, o que impede terceiros e até os próprios desenvolvedores de terem acesso às mensagens.

Alguns dos serviços disponíveis no Odyn:

- Sem taxas: O Odyn utiliza a conexão de internet do aparelho (4G/3G/2G/EDGE ou Wi-Fi, caso disponível);

- Chamadas gratuitas: O software permite ligar para seus amigos e familiares gratuitamente utilizando a chamada do Odyn, mesmo se ele estiver em outro país. A ligação do Odyn utiliza a conexão com a internet ao invés do plano de minutos;

- Uso da nuvem: Caso seu aparelho seja perdido ou extraviado, não haverá perda de informações, pois tudo ficará armazenado na nuvem, podendo ser recuperado posteriormente;

- Videochamadas: Você poderá realizar videochamadas, para qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia