Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Saúde

Ecocardiograma volta a funcionar no HUSM

Aparelho foi consertado nesta terça-feria (31)

por Maiquel Rosauro em 31/01/2017 20:30

Compartilhar:

Mais opções

Aparelho estava inutilizado desde o dia 5 de janeiro. Foto Maiquel Rosauro / Arquivo
Aparelho estava inutilizado desde o dia 5 de janeiro. Foto Maiquel Rosauro / Arquivo

Após quase um mês estragado, o Ecocardiograma do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) voltou a funcionar na tarde desta terça-feira (31). O conserto foi realizado pela Philips, fabricante do equipamento.

O aparelho é utilizado em diversos em exames, como o Ecocardio Transesofágico (consiste numa ecografia do coração através das paredes do esôfago e estômago) e Ecocardio Transtorácico (técnica não invasiva baseada na utilização de ultra-sons para o estudo da anatomia do coração).

“Este é um aparelho fundamental para o diagnóstico que os cardiologistas necessitam realizar junto aos pacientes”, explica o físico médico e chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Guilherme Lopes Weis. O Ecocardio estava estragado desde o dia 5 de janeiro.

Medicina Nuclear
Os exames no setor de Medicina Nuclear do HUSM seguem paralisados. O problema é falta de radioisótopo, que também prejudica o exame de Cintilografia do Miocárdio. O material radioativo é adquirido através do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), mas faltam recursos para a aquisição.

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia