Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Região

A tomada de Monte Castelo

Evento da Segunda Guerra Mundial, a Tomada de Monte Castelo é considerada uma das maiores conquistas da Força Expedicionária Brasileira

por A Razão em 22/02/2017 16:48

Compartilhar:

Mais opções

No dia 21, o diretor do Museu Militar Brasileiro, Sefferson Steindorff e o vice Jeferson Steindorff, estiveram na solenidade alusiva ao 72º aniversário da tomada de Monte Castelo, no comando da unidade militar AD/3 em  Cruz Alta. Na ocasião, esteve presente também um pracinha da Força Expedicionária Brasileira - FEB, Dalci Branca da Luz.

 MONTE CASTELO - Em 21 de fevereiro de 1945, a FEB protagonizou uma das maiores conquistas em sua participação na 2ª Guerra Mundial: a tomada de Monte Castelo. Essa elevação possuía grande importância tática, que permitiria o avanço das tropas aliadas em direção à Alemanha, e essa pressão ofensiva aceleraria a capitulação dos Estados que compunham o Eixo. Essa batalha foi um marco para a Campanha da FEB na Itália. 

Todos esses fatos tornam memorável o feito dos Pracinhas, que souberam fazer frente à agressão de uma grande potência militar da época, enfrentando em inferioridade numérica e tecnológica o inimigo. Monte Castelo foi mais que uma grande batalha vencida, pois representa, ainda hoje, a força, a garra e a coragem do povo brasileiro, na construção de paradigmas para toda a humanidade.

Ao lembrar o aniversário da Tomada de Monte Castelo, o Exército Brasileiro relembra, também, os 72 anos do desembarque da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano. Vinte e cinco mil homens ultrapassaram o oceano para lutar na Itália.

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia