Aguarde...
ENVIAR POR E-MAIL

Geral

A Razão interrompe um ciclo de oito décadas

Editorial publicado na página 04 de A Razão, edição do dia 25 de fevereiro, fala da importância do jornal para a comunidade.

por A Razão em 25/02/2017 15:21

Compartilhar:

Mais opções

A Razão procurou fazer um jornalismo pautado pela ética, e próximo da comunidade.
A Razão procurou fazer um jornalismo pautado pela ética, e próximo da comunidade.

Da história de 82 anos de A Razão, mais de 34 deles estiveram sob a responsabilidade da Empresa Jornalística De Grandi. Inicialmente com Luizinho, depois com Zaira e, por último, com Alexandre.

Ao longo destes anos, o jornal abriu espaço para as mais diferentes tendências políticas, religiosas e sociais. Foi voz de entidades de classe, associações, empresas, grupos de diversidade de ideias e de interesses. Participamos de campanhas para impulsionar o crescimento de Santa Maria. Promovemos eventos de cultura, esporte e lazer que se tornaram tradicionais na região.

No seu dia a dia, com simplicidade e responsabilidade, jornalistas e colaboradores interagiram de forma a ser voz da comunidade. As portas estiveram abertas e suas páginas receptivas para divulgar ações de interesses coletivos. Levantamos bandeiras de muitas causas. Fomos os primeiros a mostrar a vocação de líderes políticos, a conquista de pesquisadores e desportistas, o talento de artistas e profissionais de todas as áreas que se projetaram para muito além da Boca do Monte.  Destacamos sucessos de empreendedores. Mostrando situações, ajudamos a resolver problemas de várias naturezas. O jornal também sempre deu espaço para talentos literários e foi laboratório de aprendizagem para profissionais do jornalismo que hoje se destacam na imprensa nacional. Como exemplo: Dois expressivos nomes homenageados na Feira do Livro deste ano em Santa Maria, o historiador Edmundo Cardoso e o jornalista Marcelo Canelas, ambos iniciaram suas publicações nas páginas de A Razão.

A Razão procurou fazer um jornalismo pautado pela ética, e próximo da comunidade. Foi um pouco de cada um de seus leitores e colaboradores. Por isso, hoje, mais do que ninguém, lamentamos informar que não poderemos mais continuar interagindo como canal comunitário como vínhamos fazendo. Interromperemos nossa circulação. Agradecemos aos que se tornaram aliados nesta trajetória. Mas, assim como as pessoas, as famílias, as empresas, os países passam por crises, A Razão também passou. Mas hoje interrompe um ciclo de oito décadas.

            Com a sensação de que fizemos o melhor que pudemos, deixamos a marca A Razão não só como patrimônio histórico, mas como patrimônio afetivo no coração do Rio Grande. Em nossas páginas ficarão histórias de pessoas e a História da cidade. O jornal registrou desde uma tragédia de repercussão mundial, a conquistas científicas e educacionais, decisões políticas, destaques artísticos, evolução econômica, até batizados e casamentos. Ficaremos nos arquivos públicos e nos álbuns de família. E este é nosso legado. Nossa presença não será efêmera. Ela permanecerá.

 Aos demais veículos de comunicação, com os quais A Razão sempre manteve relação de cordialidade, e abriu espaço também para eles em suas páginas, desejamos que continuem se superando e cumprindo esta importante função social. Sabemos que quanto mais alternativas de comunicação, mais diversidade de opiniões, acesso à livre informação, haverá mais oportunidades para que a população possa manifestar-se. Mais condições de formar seus próprios conceitos e posicionar-se diante dos fatos.

Além das muitas empresas, de diferentes áreas, que encerraram suas atividades, só em 2016 ao menos 11 expressivos veículos de comunicação fecharam as portas ou deixaram de circular em papel no Brasil. Nós tentamos. Mas a adversidade de contextos superou nossos esforços. Esta decisão é reflexo de uma conjuntura econômica, social e política.

Agradecemos a confiança, o carinho daqueles que viam n’A Razão o 'seu' jornal. Desejamos a todos o melhor. Nosso muito obrigado a leitores, anunciantes, colaboradores, parceiros e simpatizantes que nos apoiaram, e que sempre foram a razão de ser de A Razão.

GALERIA DE FOTOS

Comentários

Participe enviando seu comentário sobre a notícia