A Razão

A Razão

A Razão, um jornal regional

 

Com sede na cidade de Santa Maria, o Jornal A Razão é um dos mais tradicionais veículos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul e o mais antigo em atividade em Santa Maria. Atualmente, circula em 40 municípios do Centro e da Fronteira-Oeste do RS, bem como em Porto Alegre. Com tiragem média de dezenas de milhares de exemplares, 90% da circulação é proveniente de assinaturas. Os leitores estão distribuídos, em sua maioria, entre as classes A e B, mas a publicação também é procurada pelas demais camadas sociais devido às temáticas abordadas, que incluem assuntos de cunho comunitário e regional, bem como eventos narrados pelos colunistas envolvendo o contexto social.

Histórico

Fundado a 9 de outubro de 1934 pelo jornalismo Clarimundo Flores, A Razão trouxe como primeira manchete o enfrentamento de forças integralistas e comunistas.

A partir de 1943, o jornal passou a pertenceu à cadeia dos Diários e Emissoras Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand. Com o final da Segunda Grande Guerra, em 1945, a cobertura voltou-se aos temas locais e regionais. Nessa época, a sede da empresa ficava na Praça Saldanha Marinho, onde fica o atual Theatro Treze de Maio.

Em 1975, o jornal foi transferido para a Rua Serafim Valandro, 1284, onde funciona até o hoje. Em 1982, o jornal foi adquirido pelo jornalista Luizinho de Grandi e sua esposa Maria Zaira de Grandi, época em que foi constituída a Empresa jornalística De Grandi Ltda. A partir de 21 de agosto de 1986, teve início uma nova etapa, com a inclusão do noticiário estadual, nacional e internacional.

No dia 5 de março de 1988, houve uma grande perda: o diretor Luizinho de Grandi foi assassinado em um violento assalto. Mesmo em luto, Maria Zaira de Grandi assume a direção e continua o processo de modernização.

A informatização da redação ocorreu em 1994, com a chegada dos Macintoshs da Apple. Quatro anos mais tarde, a impressão colorida e a fotografia digital foram introduzidas. Essas mudanças motivaram a alteração do projeto gráfico.

Desde a década de 1990 até hoje, surgiram suplementos, que acompanharam os interesses e os diferentes segmentos de público, como o Caderno Teen, voltado para os adolescentes e que circula até hoje, e o Caderno Maturidade, dedicado aos temas da terceira idade.

Ainda no início dos anos 2000, o jornal começou a publicar integralmente a sua versão digital na internet, período, também em que foi introduzido o site www.arazao.com.br. Com a finalidade de oferecer notícias atualizadas ao longo do dia, veicular novas formas de contar histórias e possibilitar a participação do leitor, o site passa por um processo de reformulação. São parceiros do novo site, a Rádio Santamariense, vinculada ao jornal, e a TV Pampa.